sábado, 5 de outubro de 2013

Grandes desenhos

Pica-pau, desde 1950 no Brasil, o desenho faz sucesso até hoje
No dia 19 de setembro de 1950, um dia após a inauguração da TV Tupi, começou a ser exibido pela emissora o primeiro desenho animado da história da televisão brasileira: o Pica-Pau. O desenho era exibido com sua dublagem original, em inglês, já que a dublagem em português só nasceria anos depois, mas mesmo assim fez muito sucesso com o público infantil. Ainda nos anos 1950, divididos entre três emissoras (TV Tupi, TV Rio e TV Continental), diversos desenhos eram exibidos, também com sua dublagem original e sempre em preto e branco. Animações conhecidas, como Gato Félix, Sobrinhos do Capitão, Betty Boop, Faísca e Fumaça, entre outros, começavam a encantar as crianças.
No início dos anos 1960, chegaram à telinha os primeiros desenhos animados dublados em português. Dom Pixote, Plic Ploc e Chuvisco, e Zé Colméia foram os pioneiros. A audiência destas primeiras atrações foi incrível, o que levou a uma mudança de estratégia das emissoras, que passaram a investir fortemente em animações. Após a estréia do Show do Pernalonga na TV Rio em 1964, e do surgimento das TVs Excelsior e Globo, ocorreu uma intensificação na disputa pelos direitos das animações, que passaram a fazer parte das grades de programação da maioria das grandes redes. Importando desenhos de produtoras americanas como Merrie Melodies e Looney Tunes, da Warner, Gasparzinho, da Harveytoons, Os Flintstones (primeiro desenho com meia hora de duração na TV brasileira), e Os Jetsons, da Hannah-Barbera, e O
clube do Mickey
, da Disney, as redes de TV tornaram o desenho animado parte da rotina de sua programação e de seus telespectadores. Foi ainda durante a década de 1960 que os desenhos sobre super-heróis começaram a fazer sucesso na televisão brasileira, graças principalmente ao programa do Capitão Aza, que era o favorito das crianças na TV Tupi apresentando desenhos como Capitão América, Homem-Aranha, Thor e Hulk.
http://expressionlab.net/wp-content/uploads/2012/10/thatsallfolks.jpegFonte:  Roberto Rodrigue

Nenhum comentário:

Postar um comentário