sábado, 26 de outubro de 2013

Claudia Alencar

 http://www.selmovasconcellos.com.br/wp-content/uploads/2012/08/CLAUDIA-4-WELL.jpgClaudia Gomes de Alencar (São Paulo, 12 de julho de 19501 ) é uma atriz, poetisa, artista plástica e escritora brasileira. BIOGRAFIA:
Em 1964, aos 14 anos, Cláudia venceu um concurso nacional de contos promovido pelo jornal Correio da Manhã.
Bacharel licenciada em teatro pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), passou logo a lecionar artes cênicas, durante cinco anos, para o ensino fundamental, ao médio (Colégio Oswaldo Aranha e Instituto Alberto Conte) e universitário (Faculdade Alcântara Machado). Chegou a cursar ciências sociais, também na USP, mas parou após três anos..
Em 1971 filiou-se à Aliança Libertadora Nacional (ALN), organização de esquerda, realizando peças teatrais contra a censura e denunciando as torturas feitas no regime militar. Em 1972, sob o governo do general Emílio Garrastazu Médici, foi presa enquanto lecionava no Colégio Oswaldo Aranha, e permaneceu 20 dias nas mãos da Operação Bandeirantes (OBAN), onde foi torturada com seus colegas de militância.
Concluiu créditos para doutorado na USP, mas deixou inacabada a tese. Passou a ocupar a cena brasileira a partir de 1975, onde estreou com Antunes Filho, num teleteatro da TV Cultura.
Desde então atuou em 23 peças de teatro como; Tartufo, de Moliére, com Paulo Autran; Tiro ao Alvo, com Marco Nanini; A Partilha, de Miguel Falabella; Quase 84, de Fauzi Arap; O Momento de Mariana Martins, de Leilah Assumpção; Os Inconquistáveis, de Mario Vargas Llosa, entre outras.
Atuou em 32 trabalhos para a televisão e 8 longas metragens. Posou para a Playboy brasileira em março de 1987 (edição n° 140).
Em 1988, lançou seu primeiro livro: Maga Neón, pela Massao Ohno Editores. Ao todo, foram 32 trabalhos na televisão e oito filmes.
Em 2003 lançou sua coleção de joias A Poesia É de Ouro, em parceria com a joalheira Lea Nigri. Em 2005 assinou contrato com a Rede Record de Televisão e fez três novelas pela emissora.
Tem cinco livros publicados: dois de pesquisas teatrais e três de poesia, um deles ilustrado: Sutil Felicidade tem 11 aquarelas e pastéis de sua autoria.
Ao longo da carreira recebeu seis prêmios por suas atuações na televisão, por exemplo, o Premio Qualidade, por sua atuação em Esplendor (2000). No teatro mereceu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Cláudia é mãe de Yann, nascido em 1988, e de Crystal, nascida em 1991.


Carreira

Televisão

 

 

 

Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário