domingo, 6 de outubro de 2013

O Espantalho




é uma telenovela brasileira produzida pelos Estúdios Sílvio Santos e exibida para São Paulo e demais Estados brasileiros, com exceção do Rio de Janeiro, pela Rede Record, entre 25 de janeiro de 1977 e 13 de junho de 1977, primeiramente às 21h15min e, mais tarde, às 23h. Entre junho e novembro do mesmo ano, a telenovela foi exibida para o Rio de Janeiro, às 19h, pela TVS. Em 1978, a novela foi reexibida pela Rede Tupi.A telenovela tem autoria de Ivani Ribeiro, direção de David Grimberg e José Miziara e direção-geral de Luciano Callegari.

Enredo:
Em Itanhaém, uma pequena cidade litorânea, a interdição das praias, devido ao alto índice de poluição das águas, causa conflito com o responsável pelo turismo local. É a luta da integridade do prefeito Breno com Rafael, o vice-prefeito, dono do maior hotel da cidade e o principal interessado na liberação dos banhos de mar, pois só assim se garante o turismo na região.


Ao lado do prefeito, e contra a poluição e o deszelo com a saúde pública, está a esfuziante Tônia, comerciante local preocupada com seu povo; e o Dr. Munhoz, um médico humanista que nutre um amor platônico por Tônia, apesar dela namorar Juca e os dois viverem uma relação tempestuosa por causa do ciúme.

Mas Breno, Tônia e o Dr. Munhoz têm que enfrentar as artimanhas do autoritário Rafael, que faz de tudo para impedir a interdição das praias. A princípio, Rafael finge ser solidário com a causa do prefeito, mas está por trás de uma verdadeira campanha contra Breno, acusando-o de impedir o progresso da cidade. Coloca espantalhos pelas praias interditadas, os quais representam o prefeito que afugenta os turistas.

Além dos espantalhos, Rafael usa como arma um segredo que revela o passado misterioso de Jeny, a bela mulher do prefeito. Rafael promete desmascará-la perante o marido caso ela não o influencie a favor da liberação das praias. Jeny passa então a demonstrar-se contra as decisões de Breno, o que acaba por comprometer o seu casamento.

Rafael consegue finalmente a renúncia de Breno e assume a prefeitura. No entanto, à essa altura, ele descobre ter um aneurisma cerebral, o que o aproximava da morte. Dando mostras de desequilíbrio mental, Rafael começa a ter alucinações e vê espantalhos em seus pesadelos. Sabendo disso, Tônia veste-se de espantalho e começa a assombrá-lo.

Numa noite, Rafael resolve dormir na praia para matar a "assombração". Mas acaba assassinado. Quem cometeu o homicídio foi Zé Pedro, o pai de Tônia. No início, Zé Pedro apoiava as atitudes de Rafael, mas arrependeu-se quando perdeu seu caçula, Reginho, morto por contrair hepatite. Em defesa de Tônia e para vingar-se, Zé Pedro mata Rafael.

O Espantalho foi reapresentada duas vezes, compactada em 60 capítulos: pela Rede Tupi, às 20h, de maio a agosto de 1979; e pelo SBT, em 1983. Não deixa de ser curioso que "O Espantalho" tenha ido ao ar em três emissoras diferentes.
A trama básica de O Espantalho foi incorporada por Ivani no remake de Mulheres de Areia para a Rede Globo em 1993, resultando num excelente amálgama das 2 histórias.

A Rede Tupi, na época da exibição na emissora, foi processada por Ivani Ribeiro, porque a emissora não pagou os direitos conexos dos atores da telenovela

Elenco:
Carlos Alberto Riccelli
Carmen Monegal
Eduardo Tornaghi
Esther Góes
Guilherme Corrêa
Hélio Souto
João Signorelli
Léa Camargo
Lídia Costa
Marthus Matias
Martha Volpiani
Nathália Timberg
Newton Prado
Percy Aires
Régis Monteiro
Reny de Oliveira
Riva Nimitz
Roberto Maya
Rolando Boldrin
Suzy Camacho
Wanda Kosmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário