domingo, 6 de outubro de 2013

((((((((((((((( Fireball XL5 )))))))))))))))))


Fireball XL5 foi uma série de TV inglesa, do gênero science fiction, criada por Gerry e Sylvia Anderson, pelas companhias produtoras AP Films, ATV e ITC e apresentada originalmente pela ITV, na Inglaterra, entre 28 de outubro de 1962 à 27 de outubro de 1963, num total de 39 episódios de 25 minutos cada,exibida inicialmente pela nossa antiga Tv Tupi.





Abertura da série(fotos)
  









O espetáculo caracterizava-se pela utilização de marionetes utilizando uma técnica criada e aperfeiçoada por Gerry Anderson e sua equipe denominada de Supermarionation. Os efeitos especiais ficaram ao cargo de Derek Meddings, com músicas de Barry Gray, que fez a composição, arranjo e conduziu grande parte das música. A música título teve o arranjo de Charles Blackwell.

 A história era centrada nos anos de 2062/63 e na espaçonave Fireball XL5, comandada pelo Coronel Steve Zodiac, da Patrulha Espacial Mundial. Também a bordo, como parte da tribulação estavam o Doutor Matthew Matic, também o incrível robô transparente chamado Zodíaco, que era co-piloto da espaçonave e a Doutora Vênus.Fireball XL5 era sediada numa Cidade Espacial, situada numa ilha não mencionada, no Sul do Oceano Pacífico, onde ficava a Patrulha Espacial Mundial chefiado pelo Comandante Zero, que era auxiliado pelo tenente Noventa (de quem mais tarde inspirou Anderson a criar o personagem Joe 90). A Cidade Espacial era um estabelecimento científico constituído de aranha-céu, torre de controle, laboratórios, centro de comunicações e também o local de lançamento do foguete.

Por uma razão não especificada a torre de controle da sede era giratória. Fireball XL5 era lançada de uma rampa comprida tendo uma inclinação de 40 graus na sua parte final. A nave era composta de duas seções. A parte inicial, conhecida como Fireball Junior era o local onde ficava a cabine do piloto, que podia ser destacado do corpo principal, para pousar nos planetas. 


O resto da nave era reservado ao combustível, foguetes para viagens interplanetárias e outros compartimentos. A tripulação nunca usava roupas de astronauta e ao invés disso levavam umas "pílulas" de oxigênio para poderem sobreviver no vazio, enquanto se ajustavam para a gravidade zero, com a ajuda de seus cintos de foguete.
O Fireball XL5 continha também vários quartos para a tripulação, com uma moderníssima sala de estar, janela de observação, laboratório para pesquisa e um "astrocope" que permitiam a tripulação ver sob qualquer condição. Como parte do equipamento, eles tinham "Jetmobiles", uma espécie de motocicleta espacial, que permitiam a eles viajar por qualquer tipo de terreno, na terra, no mar ou no espaço.

A série Fireball XL5 tinha em sua abertura, uma canção tema e também uma canção como tema final, composta por Barry Gray e cantada por Don Spencer. Barry Gray ainda compôs diversos outros temas, para muitas séries de Anderson. Além da canção tema, a série também gerou uma variedade imensa de produtos autorizados, como brinquedos, equipamentos, modelos e livros. Na Inglaterra foram impressos quatro revistas sobre Fireball XL5, enquanto nos Estados Unidos foi impresso um único comics book. A série foi transmitida no Brasil pela  TV Tupi nos ano 70,como citamos no inicio desta matéria.

Personagens



Coronel Steve Zodiac (voz - Paul Maxwell)
Piloto e oficial comandante da nave



Dra Venus (voz - Sylvia Anderson)
Especialista em medicina espacial
e estava a 5 anos em serviço na XL5


Dr. Matthew Matic (voz - David Graham)
Navegador residente e cientista espacial da XL5

Robert - o Robot (voz - Gerry Anderson)
Foi criado pelo Professor Matic, tinha a parte externa transparentes o que permitia ver todo seu mecanismo interno e seus movimentos, também era o co-piloto da nave e ligeiramente egocêntrico.

Zoonie, o Lazoon (voz - David Graham)
Um ser intergaláctico, semi-telepático e adotado pela
 Dra. Vênus no planeta Colevio

Comandante Wilbur Zero (voz - John Bluthal)
Chefe do Patrulha Mundial Espacial e 
também chefe de Controle da Cidade Espacial.


Tenente Noventa (voz - David Graham)
 Assistente Espacial e Controlador da Cidade.


Jonathan Zero
O filho mais jovem do Comandante Zero.
Jock Campbell
Engenheiro Chefe da Cidade Espacial.
Eleanor Zero
Esposa do Comandante Zero.



Principais Fontes Bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário