segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BONANZA

Bonanza foi um seriado de western exibido na emissora de televisão americana NBC de 12 de setembro de 1959 até 16 de janeiro de 1973. Colorido, co-patrocinado pela fábrica de aparelhos de televisão RCA, um dos braços da NBC e também pela Chevrolet, tornou-se um dos maiores sucessos da televisão de todos os tempos e no gênero somente o seriado Gunsmoke o igualou em popularidade e longevidade.
Narra a saga do rancheiro viúvo Ben Cartwright (Lorne Greene), um homem de propósitos, e de seus três filhos (de mães diferentes), na defesa de seu rancho Ponderosa em Nevada. Além de Greene, outro ator da série que fez bastante sucesso foi Michael Landon (que depois estrelaria os seriados Os pioneiros e O Homem que veio do céu, 1984-1989). Lorne Greene também apareceria em outras séries, como Battlestar Galactica.
O filme piloto foi escrito por David Dortort, também produtor da série. Dortort criaria outras séries e filmes de TV similares como The Restless Gun, The High Chaparral, The Cowboys e a prequela de Bonanza, chamada Ponderosa.
Com personagens bastante humanizados, Bonanza conquistou fãs ao redor do mundo todo com suas histórias de bravura, honradez e coragem no Velho Oeste.  No Brasil o seriado  exibido pela primeira vez na Tv Tupi ainda na década de 60 em cores(era só ter uma tv importada americana que era possivel ver em cores(sistema de cor NTC-americano(somente em 1972 foi implantado a cor no Brasil o PAL M,mas com uma tv americana era possivel ver Bonanza em cores na TUPI  A ainda no final dos 60.A série foi exibida também na Record,Bandeirantes , atualmente seus episódios têm sido lançados em DVD, para deleite de velhos fãs. Em 2009 o canal Rede Brasil de Televisão começou exibir a série e em 2010 o canal a cabo TCM também passou a exibir o seriado.
O também famoso tema musical de Bonanza, foi criado por Jay Livingston e Ray Evans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário