terça-feira, 5 de abril de 2016

Íris Lettieri

Jornal Perspectiva - TV Tupi - 1970 Primeira imagem via Embratel - 1971 
 TV Tupi - Como apresentadora - 1976

 Íris Lettieri (Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1941) é uma locutora brasileira, que no passado já atuou também como cantora, atriz e modelo. Primeira mulher a atuar como locutora de telejornais no País, "a voz do aeroporto" com seu estilo indiscutível, marca e destaca comerciais de produtos e serviços no rádio, na televisão e nos vídeos de todo o Brasil.
Filha única de um ex-locutor da antiga Rádio Cruzeiro do Sul e de uma professora de piano, teoria, harmonia, canto e dicção.  Começou sua carreira como locutora de rádio, no final dos anos 50, tendo posteriormente trabalhado também como locutora de telejornais na TV Tupi do Rio, na locução do telejornal Perspectiva e mais tarde no Rede Tupi de Notícias. Fez parte do primeiro time do Jornal da Manchete, em 1983, que em seus primeiros meses era transmitido por 3 horas. Íris apresentava, junto com Jacyra Lucas, as notícias de cultura e entretenimento. Em 1984 passou a entrar no ar, como apresentadora do Manchete Panorama, antes do Manchete Esportiva, quando o Jornal da Manchete se desmembrou em programas temáticos. No ano seguinte, seu programa foi extinguido. Íris ainda participou do Programa de Domingo, da mesma Rede Manchete.
Nos dias de hoje, é mais conhecida como "a voz do aeroporto", pois desde a década de 1970 é a locutora oficial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão ou Antonio Carlos Jobim), do Aeroporto Internacional de São Paulo (Congonhas) e outros. 

 

 

 

Iris apresentou o Rede Tupi de Noticias no Rio de janeiro enquanto em São Paulo era apresentado por Ana Maria braga.

 

 

A Tupi investe em rede nacional e surge o Rede Tupi de Notícias

Prêmios

  • Melhor locutora   - TV Tupi - 1970
  • Melhor apresentadora de telejornais -TV Tupi-1971
  • Personalidade Aeroportuária, concedido pela lnfraero (1995) 
  • Abrajet - Rio - Selo de Qualidade do Conselho de Turismo (1995)
  • Medalha Pedro Ernesto, concedido pela Câmara dos Vereadores - a mais importante comenda ofertada pela Cidade do Rio de Janeiro (1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário