sexta-feira, 4 de abril de 2014

  Wikipedia:Artigos pedidos/Países lusófonosEnrique Elson Leehttp://www.teledramaturgia.com.br/images/profeta_anuncio.jpghttp://1.bp.blogspot.com/-i8ued6x2ffk/ToxjY34Ri_I/AAAAAAAAGEE/XE6SZm42dwU/s640/album-o-profeta-m01.jpghttp://bimg2.mlstatic.com/lp-novela-o-profeta-internacional-raro-rede-tupi-1977_MLB-F-203542035_8533.jpghttp://1.bp.blogspot.com/-lk-BlcrCKHg/UgdhFd49FkI/AAAAAAAAYZQ/0Lt7sBTha3w/s1600/Image+(134).jpgO Profeta foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978 às 20h. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Antonino Seabra e Álvaro Fugulin.

(enredo):
Na história, Daniel era um paranormal que via o passado e previa o futuro. Quando era criança, teve a visão de que o cunhado, João Henrique, traía sua irmã, Ester, com uma moça loura. Ester acabou se separando do marido. A moça loura era na verdade um espírito que acompanhava João Henrique. Este fato despertou o ódio de João Henrique por Daniel. Quando adulto, sua paranormalidade aumentou e ele passou a usá-la em benefício próprio, em vez de ajudar as pessoas.
Daniel abriu um consultório e se apresentou em vários programas na televisão. Ficou rico, importante e frio. Sua paranormalidade era explicada através da psiquiatria, pelo doutor Michel, por uma mãe-de-santo, Zulmira, pelo espiritismo kardecista, através de seu pai, Francisco, e pelo catolicismo, pelo tio padre Olavo.
Daniel era tão obcecado pelo poder que não percebeu a traição de João Henrique, que, para se vingar de sua separação, tornou-se seu amigo e o denunciou à policia.
Ao mesmo tempo, envolveu-se com Sônia, noiva de Murilo, seu melhor amigo. Ele previu a morte do rapaz, mas foi acusado de tê-la provocado para ficar com Sônia. Envolveu-se também com a fútil Ruth, que só queria um marido rico. E não percebeu a paixão de Carola, uma moça feia, desengonçada e problemática. Ao final, Daniel foi preso, atormentado com seus poderes, e desejando ser um homem simples como todo mundo ao lado de Carola.

-

  • A trama foi mais uma mostra do potencial de Ivani Ribeiro ao desenvolver suas novelas. Dois anos antes, ela tinha escrito A Viagem, a primeira telenovela a tratar do espiritismo, para a mesma emissora, e então, voltava ao tema.
  • O ator Carlos Augusto Strazzer ganhou, por esse trabalho, o Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor ator de 1977.
  • O Profeta se beneficiou do insucesso da novela das oito da Rede Globo à época, Espelho Mágico, e chegou a superar a audiência da novela seguinte da Globo, O Astro, fato bastante explorado pela imprensa da época.
  • Retomava o misticismo de outras tramas de Ivani, como em O terceiro pecado, Os estranhos e A viagem.
  • O personagem Daniel, um dos mais marcantes da carreira de Carlos Augusto Strazzer (que, a exemplo da autora, também era um adepto da doutrina do espiritismo), foi usado como referência para muitos outros paranormais da televisão.
  • Quando Ivani começou a escrever O Profeta, Strazzer estava no ar na telenovela Éramos Seis, na qual interpretava Carlos, o filho mais velho da protagonista Dona Lola (Nicette Bruno). A emissora comunicou aos autores de Éramos seis, Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, que precisavam de Strazzer ou Carlos Alberto Riccelli (que vivia Alfredo, irmão de Carlos) para protagonizar O Profeta. Assim, os autores mataram Carlos na história, a exemplo do que ocorria no romance original que inspirou a novela, e liberaram o ator.
  • A telenovela contou com a participação do então arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, fato celebrado à época como um grande acontecimento. Além dele, também contou com representantes de outras religiões, como o médium espírita Chico Xavier.
  • A apresentadora Hebe Camargo também teve uma participação especial na telenovela, recebendo o protagonista em seu programa.
  • O Profeta foi reapresentada pela TV Tupi no horário nobre, em 1980, e ganhou uma nova versão em 2006 na tv Globo.

 

Elenco

Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário