Hospital foi uma telenovela brasileira que foi produzida pela Rede Tupi e exibida de 28 de junho a 14 de novembro de 1971, em 115 capítulos, às 20 horas.
Foi escrita por Benjamin Cattan e argumento de Cassiano Gabus Mendes, com direção de Benjamin Cattan e Wálter Avancini.
Sinopse
As tramas giravam ao redor de pacientes, funcionários, médicos e enfermeiros, no cotidiano dentro de um hospital.Um mistério era o fio condutor da história: de quem era o corpo do médico morto num acidente de carro - o Dr. Maurício ou o Dr. Fernando? Numa noite, Fernando dá uma carona a Maurício e um acidente na estrada incendeia o carro onde os dois estavam. Um corpo é carbonizado e o outro fica irreconhecível. Acredita-se que Maurício morreu e que Fernando sobreviveu, pois os documentos dele são encontrados em seu paletó. Uma cirurgia plástica refaz o rosto de Fernando, o sobrevivente.
Muito mais do que uma fatalidade, ao final descobria-se que o acidente era uma farsa planejada por uma quadrilha, uma espécie de "máfia branca", para apoderar-se do hospital onde a trama era centralizada. Fernando era noivo da Drª Cristina, herdeira do hospital. O sobrevivente do acidente era Maurício, que se passou por Fernando para casar-se com Cristina e ficar com o hospital. O acidente de carro foi premeditado: Maurício insistiu pela carona e vestiu o paletó de Fernando onde estavam os seus documentos. Ao final, para surpresa de todos, descobre-se que Fernando estava vivo, preso numa cabana, enquanto um corpo carbonizado o substituiu no acidente. Maurício, o falso Fernando, é seguido sem saber, e vai até o cativeiro onde o verdadeiro Fernando era mantido preso. Ao final, Maurício vai preso quando todo o mistério é desvendado.
Elenco
- Stênio Garcia - Maurício
- Jaques Lagoa - Fernando
- Maria Isabel de Lizandra - Cristina
- Glauce Rocha - Helena
- Henrique Martins - Heitor
- Rildo Gonçalves - Dr. Otávio
- Marilu Martinelli - Maria Lúcia
- Carlos Alberto Riccelli - Tato
- Cristina Martinez - Silvinha
- Tony Ramos - Luís Carlos
- Elaine Cristina - Fátima
- Ênio Gonçalves - Dr. Flávio
- Jayme Barcellos - Dr. Miguel
- Ana Rosa - Ângela
- Suely Franco - Celeste
- Kate Hansen - Helga
- Yara Lins - Aurora
- Selma Egrei - Selma
- Olívia Camargo - Amália
- Flávio Galvão - Dr. Celso
- Teresa Campos - Maysa
- Homero Kossac - Dr. Jaime
- Maria Aparecida Baxter - Altamira
- Leonor Navarro - Leonor
- Roberto Maya - Dr. Fábio
- Silvio Francisco - Dr. João
- Aldo César - Dr. Mário
- Older Cazarré - Olegário
- Augusto Barone - Augusto
- João Luiz de Almeida - Carlinhos
- Rúbens Teixeira - José
- Gilberto Barolli - Bob
- José Coutinho - Dr. Coutinho
- Celso Lucas - Dr. Vicente
- A ideia de ambientar a trama em um hospital partiu de Cassiano Gabus Mendes, para ele, o local ideal para se desenvolver uma história humana e comovente.
- Se especulava que a grande audiência era de pessoas hipocondríacas, que escreviam à TV Tupi relatando fatos e sugerindo outros.
- A atriz Glauce Rocha, uma das protagonistas, morreu de parada cardíaca no decorrer da trama, em 12 de dezembro de 1971. Faltavam apenas cinco capítulos para a conclusão das gravações de sua personagem, Helena, superintendente do hospital.
- Primeira telenovela dos atores Carlos Alberto Riccelli e Terezinha Sodré.
Maria Isabel de Lizandra com Cláudia Melo, Suely Franco, Ana Rosa e Marilu Martinelli em Hospital (TV Tupi, 1971), novela de Benjamin Cattan
Gostaria de receber imagens da novela o hospital
ResponderExcluir