terça-feira, 28 de abril de 2015

Aos 82 anos, morre o diretor, ator e apresentador Antônio Abujamra

O diretor, apresentador, ator e sobretudo comunicador Antônio Abujamra faleceu entre a madrugada de ontem (27) e esta manhã. Ele morreu dormindo e foi encontrado pelo filho André Abujamra (vocalista da banda "Os Nerds" do extinto "Agora é Tarde"). Antônio Abujamra apresentava o programa de entrevistas "Provocações" desde 2000 pela TV Cultura.
Antônio Abujamra era conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Começou no teatro amador, na peça Assim é se lhe parece, atuando no Teatro Universitário de Porto Alegre.
Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi e, como ator, teve atuação destacada.
Em 1998, esteve em Monte Carlo, principado de Mônaco, ao lado de celebridades como Claudia Cardinale, Annie Girardot e Yehudi Menuhin, no júri do Festival Mundial de Televisão, como único latino-americano convidado.
Era pai do também ator e músico André Abujamra. As atrizes Clarisse Abujamra e Iara Jamra são suas sobrinhas.
Antônio Abujamra foi quem levou o ator Othon Bastos para a televisão, depois do grande sucesso do ator ao interpretar Corisco no filme Deus e o diabo na terra do sol de Glauber Rocha.
Comandou o programa Provocações, da TV Cultura, que era exibido desde 6 de agosto de 2000, todas as terças-feiras, às 23h30, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 4h30.

Na televisão

Como diretor
Como ator

Nenhum comentário:

Postar um comentário