segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

LOLITA RODRIGUES

Lolita Rodrigues, nome artístico de Sílvia Gonçalves Rodrigues Leite (Santos, 10 de março de 1929), é uma atriz e cantora brasileira. Rodrigues Leite é seu sobrenome de casada.
Filha dos imigrantes espanhóis Isaac e Isolina, cresceu acostumada a ouvir seus familiares cantando canções espanholas. Em 1939, aos 10 anos, iniciou sua carreira participando de programas na Rádio Record, em São Paulo . Sua beleza e graciosidade eram tamanhas que fora apelidada de La Salerosa. Sempre cantando, passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como "Melhor Cantora Internacional".
Na inauguração da TV Tupi, em 1950, Lolita substituiu Hebe Camargo, sua amiga de longa data, e cantou o hino especialmente feito para aquela ocasião, o Hino da Televisão Brasileira, com letra do poeta Guilherme de Almeida.
Em 1952, começou a namorar com Aírton Rodrigues, casando-se alguns anos depois. Tiveram apenas uma filha, a médica Sílvia. Juntos, o casal apresentou, a partir de 1956 e durante longos anos, os programas "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas", na TV Tupi de São Paulo, onde fizeram grande sucesso . Após 31 anos de casamento, o casal se separou, porém não oficialmente; Aírton morre alguns anos depois, tornando-a oficialmente viúva.
O grande sonho de Lolita era tornar-se atriz, realizando-o em 1957, a convite de Cassiano Gabus Mendes, quando interpretou a cigana Esmeralda na telenovela O Corcunda de Notre Dame, exibida às terças e sexta-feiras, onde cantava, dançava, representava e tocava castanhola. Ela também participou da primeira novela diária da televisão, a 2-5499 Ocupado, formando o triângulo romântico com Glória Menezes e Tarcísio Meira.
No dia 07 de abril de 2000, foi convidada junto a Hebe Camargo e Nair Bello para uma entrevista no Programa do Jô na Rede Globo. e falaram sobre o tão temido Hino à 'Televisão Brasileira'.
Por décadas, foi a melhor amiga de Nair Bello, até sua morte, em 2007. Juntas, contracenaram nas telenovelas A Viagem, Uga-Uga, Kubanacan e no humorístico Zorra Total.
Em 2009, é lançado “De Carne e Osso”, biografia de Lolita Rodrigues escrita pela jornalista Eliana Castro, que faz parte da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
O autor de novelas da Rede Globo, Manoel Carlos, presenteou a atriz pelos seus 80 anos completados em 2009 com um papel de destaque em sua novela Viver a Vida. Lolita interpretou Noêmia, mãe do protagonista Marcos vivido pelo ator José Mayer.
 
Lolita Rodrigues recebe Chacrinha no programa "Clube dos Artistas", que foi ao ar entre 1951 e 1980. Foi nesse programa que nasceu o quadro "Pra Quem Você tira o Chapéu?", hoje em dia exibido no "Programa Raul Gil".

  Os dois se conheceram no fim dos anos 50, se casaram e apresentaram, além desse programa, o "Almoço com as Estrelas",ambos na TV Tupi.Almoço com as Estrelas, 1957-1980, foi um famoso programa, que ia ao ar todos os sábados, das 12h30m às 16h, pela TV Tupi. O casal Airton Rodrigues e Lolita Rodrigues o apresentou por 23 anos, totalizando 2.204 exibições sem interrupção. O programa foi o primeiro em cores da TV Tupi e, como o nome diz, os convidados almoçavam enquanto assistiam as atrações ou eram entrevistados1 . A música usada como tema de abertura foi Summer of '42, da Biddu Orchestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário